sábado, 26 de março de 2022

História da Pedagogia - Vol I - II - L. Riboulet




Louis Riboulet (Saint-Alban-d'Ay, 15 de janeiro de 1871 — 1944) foi um pedagogo, pedagogista e professor de filosofia francês na Instituição Notre-Dame de Valbenoîte, autor de diversas obras versando sobre os métodos pedagógicos.

Riboulet fez seus primeiros estudos na escola dos Irmãos Maristas em sua terra natal. Em 1886 ingressa no seminário da mesma congregação religiosa em Saint-Genis-Laval e, três anos após, obtém o título de professor primário, através do exame do Estado. Atendendo a convite, vai, em janeiro de 1890, à América do Norte, onde permanece até 1914.

De muito lhe valeram, para a sua formação pedagógica, as pesquisas e observações educacionais realizadas nesse período na cidade de Iberville, situada na região de Montérégie no Quebec, Canadá, e nos Estados Unidos. Aplicando-se intensamente aos estudos, diplomou-se no Institute of Scientific Study, da Universidade de Nova Iorque. Mobilizado, volta à França em 1914 e, anos mais tarde, retorna ao magistério, exercendo suas atividades no Colégio de Notre-Dame de Valbenoite, em Saint-Étienne. Em 1925 publicada em cinco volumes a História da Pedagogia (título original em francês, Historie de la Pédagogie), obra premiada pela Academia Francesa no ano seguinte. Seguiram-se Psychologie appliquée à l'Éducation, Rumo à Cultura (Conseils sur le Travail Intellectuel), Disciplina Preventiva (La Discipline Préventive et ses Éléments Essentiels) e Méthodologie Générale. Como trabalho póstumo, apareceu L'Eglise et l'Éducation de l'Ère Chrétienne au XIV Siècle. Várias de suas obras foram traduzidas para o português. Riboulet era contrário aos expedientes tradicionais de educação, vigentes à época, que incluíam punições físicas aos alunos que não tinham um bom desempenho escolar.

Fonte: Wikipedia.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rio de Janeiro Notícias histórias 1924

Rio de Janeiro Notícias Históricas